quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Estilo Provençal

A cidade de Provence na França deu nome a esse estilo. 





Os móveis e objetos de estilo provençal são caracterizados pela delicadeza, elegância e cores suaves. Existem pelo menos duas versões para a aparência envelhecida e arranhada deixando aparecer a madeira natural, característica recorrente no estilo provençal. 


A primeira versão é a de que esse “desgaste” era causado pelo transporte dos móveis, já que a nobreza francesa tinha mais de uma casa, usada de acordo com a estação do ano, mas apenas uma mobília. 






A segunda versão, e provavelmente a mais coerente, faz referência à riqueza dos luxuosos móveis franceses dos séculos XVI e XVII que tentou ser “copiada” dentro da própria população francesa que, sem condições financeiras de manter o luxo da decoração da realeza, criou uma maneira criativa de chegar mais próximo destes ambientes. 




Os artesãos, para esconder os defeitos da madeira de qualidade inferior, inventaram uma mistura à base de gesso e cola, chamada gessocré. Essa mistura disfarçava os defeitos da madeira, mas com o tempo, a pátina se desgastava e o móvel adquiria uma aparência envelhecida, que criou o estilo. 
Ao contrário do que muitos pensam, o estilo provençal não fica bem apenas para quartos de bebê. 
Pode ser utilizado em diferentes ambientes da casa como sala, cozinha e até mesmo nos banheiros. 






A decoração provençal se popularizou e ganhou status e sinônimo de elegância. É importante lembrar que muitas vezes o provençal possui características mais rústicas que românticas, onde originalmente nem mesmo seria o branco a cor predominante, mas sim diversos tons de amarelo, verde, madeiras mais escuras e artefatos em ferro, podendo contrastar com objetos mais delicados de porcelana. 


Os móveis podem manter o acabamento torneado típico francês, mas também pode se misturar com uma atmosfera mais rústica do que se imagina. Além de muito charmosas, as peças trazem personalidade aos espaços.



As cores suaves fazem referência às plantações de lavanda, tão comuns no sul da França, e também por isso é tão comum encontrar suaves estampas florais associadas a esse estilo.


Gostaram? Espero que sim, afinal, depois de tanto tempo sem um post, vocês mereciam um caprichado!

Beijos

Um comentário: